Engarrafamento

O engarrafamento tem por fim acondicionar o vinho num vasilhame que assegure a conservação da suas caracteristicas organolépticas por um período de tempo mais ou menos longo.

PASSOS E ATOS

O enxaguamento é o primeiro passo importante do engarrafamento. Deverá ser de optima qualidade ou mesmo ser esterilizada ou ozonada.

O enchimento pode ser considerado, como o momento de maior importancia no processo de engarrafamento. Deve ser estéril e garantir que o vinho contacta o minimo de oxigénio.

A enchedora deve manter um débito constante de enchimento, sem reduções ou interrupções e não pode formar espuma dentro da garrafa.

No fim a rolhagem.A rolhadora faz um ligeiro vacúo no gargalo, que evita a oxidação do vinho e pressão no interior da garrafa antes de introduzir a rolha com rapidez.O espaço em vazio deixado entre o vinho e a rolha deve cumprir as normas especificas no modelo da garrafa. Com os equipamentos existentes nas linhas de engarrafamento actuais podemos ao mesmo tempo que engarrafamos, ´pasteurizar´ o vinho, retirar álcool por osmose inversa, retirar acidez volátil, estabilizar o vinho…Só ainda não se consegue transformar um ” entrada de gama” num “super premium”.Mas com o tempo…. abc do vinho,João Afonso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

CONFIRMAÇÃO DE IDADE

TEM IDADE LEGAL PARA CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS? AO RESPONDER SIM ESTÁ A CONCORDAR COM OS TERMOS E CONDIÇÕES E POLÍTICA DE COOKIES DO SITE MOREIRAGUIAR